NOTÍCIAS

Uma novena de Advento e Natal para se preparar para o Jubileu

A Arquidiocese de São Paulo lançou uma novena de Advento e Natal com o tema do Jubileu de 2025, ‘peregrinos da esperança’, para ajudar os fiéis a se prepararem.

O primeiro domingo do Advento, em 1º de dezembro de 2024, deu início a quatro semanas de preparação para o Natal. Para ajudar os fiéis a se prepararem para o nascimento de Jesus Cristo e para o Ano Santo que se aproxima, a Arquidiocese de São Paulo lançou uma novena de Advento e Natal com o tema do Jubileu de 2025: “Peregrinos da esperança”. Os subsídios com a novena foram distribuídos nas paróquias da arquidiocese.

“O tempo litúrgico do Advento é fortemente marcado pela esperança na realização das promessas de Deus”, declara o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, no texto de apresentação do subsídio. Ele explica que “o nascimento de Jesus é cercado de expressões de alegria e renovada esperança em Deus,” como mostram episódios como o anúncio do anjo Gabriel a Maria, a humildade de José ao confiar no plano de Deus, ou os reis magos que decidem seguir a estrela.

O Jubileu da esperança

Por isso “o Natal foi e continua a ser um acontecimento portador de esperança para a humanidade e o mundo,” prossegue o Arcebispo. Isso se torna ainda mais verdadeiro neste ano, pois a Igreja se prepara para celebrar o Jubileu de 2025, um ano especial de graça no qual os fiéis do mundo inteiro são encorajados a realizar peregrinações, especialmente a Roma, e a viver a fé de maneira mais profunda. O Jubileu será oficialmente iniciado na véspera de Natal, 24 de dezembro de 2024, quando o Papa Francisco abrirá a Porta Santa na Basílica de São Pedro.

“Convido, pois, a celebrar esta Novena de Advento e Natal como preparação pra viver o Ano Jubilar de 2025, na certeza renovada de que “a esperança não engana”,” escreveu o Cardeal Scherer, citando o versículo de Romanos 5,5.

“Como cristãos, somos peregrinos de esperança e devemos dar ao mundo o testemunho de nossa esperança e confiança em Deus.”