verdadeiro ecumenismo não é um diálogo complacente
“Não busca uma falsa unidade na diversidade, mas sim a conversão dos que estão no erro”, recorda o seminarista brasileiro Igor Pavan Trez
Por ocasião do começo deste mês missionário, o seminarista brasileiro Igor Pavan Trez, que vem fazendo um consistente trabalho de catequese por meio da sua rede social, compartilhou uma breve reflexão sobre o sentido e o propósito do verdadeiro ecumenismo.
Ele começou explicando de que se trata:
“O verdadeiro ecumenismo, à luz do ensinamento da Igreja e da tradição dos Santos Padres, é um chamado à defesa intransigente da fé católica diante das heresias e dos erros que constantemente ameaçam a pureza da doutrina”.
Em seguida, registrou que essa postura sempre fez parte da missão da Igreja ao longo dos séculos:
“Isso nos lembra do exemplo dos Apóstolos e Mártires, que não hesitaram em combater as heresias de seu tempo com palavras, escritos e condenações. A Igreja, ao longo de sua história, nunca deixou de proteger o depósito da verdade que Deus lhe confiou e de amparar os fiéis contra o veneno das doutrinas heréticas”.
A propósito das doutrinas heréticas, ele comentou:
“O ‘espírito das trevas’ é o malefício que incita as heresias, colocando em risco as almas. Por isso, é fundamental entender que o verdadeiro ecumenismo não é um diálogo complacente com os ‘irmãos separados’, mas sim uma missão de mostrar-lhes a plenitude da verdade, rezar por sua conversão e proteger os fiéis da influência dos erros. O verdadeiro ecumenismo não busca uma falsa unidade na diversidade, mas sim a conversão dos que estão no erro à verdadeira fé católica”.
Com esta premissa, exortou:
“Portanto, nossa caridade deve ser direcionada para mostrar a verdade aos que estão extraviados e rezar para que se convertam à fé única e verdadeira, seguindo a tradição da Igreja que reza pela conversão dos hereges, cismáticos e incrédulos. Esta é a fé que professamos e à qual nos apegamos com firmeza, sempre com a esperança de que todos os corações se voltem para a verdade da fé católica, única e salvífica. Glória à Santíssima + Trindade, único e verdadeiro Deus!”.