Francisco: que haja paz entre a Palestina e Israel. Não à guerra, sim ao diálogo

No Regina Caeli, o Papa renova seu apelo para o Oriente Médio: “que o diálogo seja fortalecido e dê bons frutos”. Em seguida, pede orações pela Ucrânia, que “sofre tanto”, e envia seus afetuosos votos às Igrejas Ortodoxas e Orientais que, seguindo o calendário juliano, celebram neste domingo a Páscoa.

Salvatore Cernuzio – Vatican News

“Não à guerra, sim ao diálogo!”

Algumas sílabas do Papa no Regina Caeli de hoje, 5 de maio suficientes, no entanto, para indicar o único caminho possível para o Oriente Médio devastado pela violência: o diálogo. Aquele entre Israel e Palestina que Francisco, assomando a janela do Palácio Apostólico, espera que seja fortalecido.

Bons frutos

Que haja paz para que o diálogo entre eles seja fortalecido e dê bons frutos.

Palavras do Papa, proferidas nos dias em que continuam as conversações entre Israel e o Hamas, com mediadores do Egito e do Catar, para o fim da violência em Gaza. Há quem negue qualquer progresso aparente, fontes árabes falam, em vez disso, do “melhor” esboço de acordo já sobre a mesa, cuja aprovação pode ser iminente. O Papa Francisco, dirigindo-se aos fiéis, pede orações para que não desapareça essa oportunidade de diálogo que, como ele disse em tantas outras ocasiões, é uma “necessidade” nesta parte do mundo.

Orações pela sofrida Ucrânia

Francisco também pede orações pela Ucrânia, mais uma vez descrita como “martirizada”, onde os ataques russos continuam. Um dos mais recentes ocorreu em Kharkiv na noite passada, com um ataque de drone kamikaze que feriu seis civis, incluindo três mulheres, dois homens e uma menina de oito anos.

Por favor, continuemos a orar pela atormentada Ucrânia… Ela sofre muito!

Desejos de Páscoa para as Igrejas Ortodoxas e Orientais

Olhando para o leste da Europa e o oriente do mundo, o Papa envia “com muito afeto” suas saudações às Igrejas Ortodoxas e algumas Igrejas Orientais que, de acordo com o calendário juliano, celebram hoje com a máxima solenidade a Páscoa.

Que o Senhor Ressuscitado encha todas as comunidades de alegria e paz, e conforte aqueles que estão em provação. Uma Feliz Páscoa para eles.

As saudações do Pontífice são recebidas com aplausos pelos fiéis na praça, onde cartazes e faixas são agitados e onde há grupos de jovens da Itália e do exterior e várias bandas de várias regiões da Itália tocando antes e depois da presença do Papa: “Obrigado a vocês que tocaram tão bem e espero que continuem a tocar um pouco mais”, disse o Papa sorrindo e acenando com a mão aos presentes.