Madre Rita Amada de Jesus a caminho da canonização

O apelo para a finalização do processo de canonização da Madre Rita Amada de Jesus, fundadora do Instituto de Jesus, Maria e José, feita pelo Bispo de Viseu, em Portugal, no sábado, 6 de janeiro, já foi comentado em Cabo Verde pela superiora da fraternidade, na Diocese de Mindelo.

Rádio Nova de Maria – Cabo Verde

Dom António Luciano falava durante a celebração da Eucaristia em ação de graças pelos 111 anos da morte da religiosa.

Para a Irmã Fátima Santos Silva, a congregação está comprometida em dar a conhecer a sua fundadora e espera com fé que a canonização aconteça o quanto antes. O processo está em curso desde 2006, garante.

Para o Instituto, a Madre Rita já é santa, mas, espera o dom de um milagre que será seguido do veredicto do Dicastério para a Causa dos Santos que processa o complexto trâmite que leva à canonização.

Madre Rita Amada de Jesus foi beatificada no dia 28 de maio de 2006, no Adro da Sé de Viseu, durante uma celebração presidida pelo cardeal Dom José Saraiva Martins, na altura prefeito da Congregação da Causa dos Santos.

O Instituto Jesus Maria José foi fundado por Rita Lopes de Almeida, no dia 24 de setembro de 1880, em Viseu Portugal.

Está presente em Cabo Verde há 23 anos apoiando, formando e acompanhando de perto o Grupo da Família Jesus Maria José.

Irmãs do Instituto Jesus, Maria e José

Em Cabo Verde, a congregação que é composta por duas religiosas, uma Portuguesa e uma Moçambicana actuam na pastoral paroquial: liturgia, catequese de adolescentes, jovens e adultos e na preparação para o sacramento do Baptismo. Ainda ministram aulas na própria residência (dois grupos, manhã e tarde) para crianças com dificuldades, oferecem reforço escolar, formação humana e espiritual e ainda oração do terço com vizinhos crianças e adultos, todas as tardes, na capela da residência na localidade de Tchetchénia, ilha de São Vicente.