Novo Bispo de São Tomé e Príncipe pede união e serviço à Igreja

Dom João de Ceita Nazaré, nomeado Bispo de São Tomé e Príncipe pelo Papa Francisco a 9 de janeiro de 2023 agradece a Deus e ao Pontífice e pede a união de todo o povo do país para levar avante o projecto de edificação da Igreja naquelas duas ilhas africanas. Por seu lado, D. António Pedro Bengo, Administrador Apostólico daquela Diocese no período vacante, desejou ao novo Bispo saúde paz e sabedoria na governação da Diocese e no enfrentamento dos desafios.

Melba de Ceita – São Tomé

O anúncio da nomeação do P. João de Ceita para novo Bispo de São Tomé e Príncipe foi dado pelo Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe,  Dom Geovanni Gaspary, na terça-feira, 9 de janeiro de 2024, no Paço Episcopal , em São Tomé.

Foi o momento de receber mensagens, saudar e agradecer.

Dom João de Ceita Nazaré nasceu em 22 de agosto de 1973  em Trindade (ilha de São Tomé). Frequentou o Seminário Maior de Lisboa e foi ordenado sacerdote a 4 de agosto de 2006. Obteve a Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa e licenciou-se em Magistério e Literatura Portuguesa pelo Instituto Politécnico de Bragança.

Foi  Pároco em Angolares e Ribeira Afonso entre 2007 e 2016; responsável da Cáritas Diocesana e da Rádio Jubilar; docente da Universidade de São Tomé e Príncipe; Vigário Geral desta Diocese  de 2010 a 2022; Delegado do Administrador Apostólico e, a partir de 2016, Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Graça Sé Catedral.

Dom João de Ceita Nazaré é o primeiro bispo nativo de São Tomé e Príncipe na  história da Igreja no país.